Cultura & Entretenimento Generalidades Moda & Beleza

Puro Luxo: A História da Louis Vuitton

malas da louis vitton

O jovem Louis Vuitton saiu de casa aos 14 anos. Mal sabia ele que em 1854, depois de ser aprendiz num fabricante de malas de viagem, fundaria o que se tornaria o mais valioso grupo de artigos de luxo do mundo, a LVHM. Conheça agora a história da Louis Vuitton!

Louis nasceu em 1821, numa família humilde de carpinteiros do interior da França, perto da Suiça. Aos 14 anos saiu de casa e rumou sentido a Paris, numa trajetória de 400 km e dois anos – o jovem queria aprender a mexer com madeira. Posteriormente, ele foi contratado para ajudar na fabricação de baús de viagem, que eram usados pela alta sociedade europeia no transporte de seus pertences. Como auxiliar, Louis começou a ter contato com o luxo em 1851: como assistente, ele era chamado para embalar os pertences da Imperatriz Eugênia, mulher de Napoleão III e foi meio ao Palais des Tuilleries que sua sorte mudaria por completo.

Em 1854 Louis fundou a Maison Louis Vuitton Malletier, trazendo um novo conceito em formato e inovação as malas e baús de viagem utilizados pela sociedade da época. O diferencial da LV era a qualidade de seus produtos: vendo as necessidades de seus consumidores, Louis desenvolveu a lona famosa por recobrir seus produtos, que além de darem um conceito mais “a prova d’água”, era um produto menos restritivo e com melhor cheiro (o couro utilizado na época cheirava muito mal). Além disto, a fim de dar durabilidade a seu produtos, revestiu os cantos dos baús com chapas de ferro, os protegendo de longas viagens e impactos; e as inovações só avançaram, em questões de qualidade e diferenciais. Em 1896 a marca e Louis tiveram que tomar a primeira medida contra falsificações, e foi assim que o icônico e imortal emblema LV surgiu, assim como as estampas feitas na lona de seus produtos. Louis Vuitton faleceu em 1892, deixando seu nome, sua história e sua criatividade como legados eternos.

malas malões originais louis vitton história
a história da louis vitton

Assim como as conceituadas marcas de luxo europeias, com a LV não foi diferente, imortalizada por suas malas e bolsas, acrescentou produtos ao seu portfólio: como roupas, perfumes e sapatos, tornando-se então, a potência de desejo que é hoje. Em 1987, a Louis Vuitton juntou-se a Moët e Chandon e a Hennessy, criando assim o Grupo LVHM, com o intuíto de aglomerar marcas que representam artigos de luxo no mundo; após a criação, marcas como: Christian Lacroix, Donna Karan, Givenchy, Fendi e Veuve Cliquot também entraram para o grupo, porém, toda gestão de cada marca é feita de maneira autônoma, não deixando que a personalidade de cada uma se perca. A LVHM foi a percursora de grupos econômicos formados por marcas de luxo, aliás.

sede da empresa louis vuitton

O interessante é que, desde sua fundação, a missão e os valores da LV não mudaram. Por mais que suas coleções sigam muito o estilo pessoal de Nicholas Ghesquière, diretor criativo da marca desde 2013, ainda traz consigo o legado de Louis, que torna a marca icônica e desejo de consumo, desde sempre. Falando de Nicholas, há boatos que a LVHM considera substituí-lo após a apresentação da coleção em outubro, por Jonathan Anderson, que hoje está a frente a Lowe. Nicholas, então, deseja dar seguimento a uma marca homônima (que queremos muito, mesmo, ver e desejar).

Nicholas Ghesquière história da louis vuitton
PARIS, FRANCE - OCTOBER 07:  Models walk the runway during the Louis Vuitton show as part of the Paris Fashion Week Womenswear Spring/Summer 2016 on October 7, 2015 in Paris, France.  (Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images) 
desfiles passagens de modelos da louis vuitton

Talvez não haja uma receita mágica para consagrar uma marca, um produto. Talvez, de maneira globalizada, seja difícil pensar em criar itens de desejo, que as pessoas nem sabem que querem consumir. E é por isso que tenho grande, tamanha admiração, pelas marcas de luxo. Critiquemos ou não, por não serem acessíveis, mas, são elas hoje que balizam a indústrias e norteiam nossas noções de moda.


Meninas! A belíssima (e talentosíssima!) Dani Silva acabou de lançar uma Masterclass de Makeup, com os métodos de maquiagem pessoais que ela vem usando profissionalmente. Confira a mensagem que ela tem para você no vídeo e, de seguida, clique no botão abaixo para aceder ao curso. Eu já estou inscrita e RECOMENDO MUITO!
video

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This