Saúde & Fitness

O que é uma alimentação saudável?

Comer saudável significa comer uma variedade de alimentos que lhe dão os nutrientes que você precisa para manter a sua saúde, sentir-se bem, e ter energia. Estes nutrientes incluem proteínas, carboidratos, gordura, água, vitaminas e minerais. Mas, de forma mais específica, o que é uma alimentação saudável?

A nutrição é importante para todos. Quando combinada com um estilo de vida fisicamente ativo e um peso saudável, comer bem e de forma saudável é uma maneira excelente de ajudar seu corpo a permanecer forte e… saudável.

Não importa quem você é nem seu estado de saúde. Comer bem é especialmente importante para você. O que você come pode afetar seu sistema imunológico, seu humor, e seu nível de energia.

Nesta secção, você pode aprender a comer de uma forma que mantém o seu corpo tão saudável como ele pode ser e ficará a saber exatamente o que é uma alimentação saudável.

 

O que é uma alimentação saudável?

Manter uma dieta saudável não tem que ser demasiado complicado. Embora alguns alimentos ou nutrientes específicos tenham vantagens comprovadas para ter um efeito benéfico na sua disposição, é seu padrão dietético total que é o mais importante.

Substituir alimentos processados por alimentos reais e naturais sempre que possível

A pedra angular de um teste padrão saudável da dieta deve ser substituir alimentos processados por alimentos reais e naturais sempre que possível. Comer elementos naturais e sem pré-processamentos pode fazer uma diferença enorme na maneira como você pensa, olha, e sente.

a piramide da alimentação saudável de harvard ciência nutricional

Pirâmide da Alimentação Saudável de Harvard

A pirâmide alimentar saudável de Harvard representa a mais recente ciência nutricional. A parte mais larga no fundo é para coisas que são mais importantes. Os alimentos na parte superior estreita são aqueles que devem ser consumidos com menos frequência, ou mesmo extinguidos de sua dieta.

O que é uma alimentação saudável – os fundamentos

Enquanto que algumas dietas extremas podem sugerir o contrário, nós todos precisamos de um contrapeso da proteína, da gordura, dos hidratos de carbono, da fibra, das vitaminas, e dos minerais em nossas dietas para sustentar um corpo saudável. Você não precisa eliminar certas categorias de alimentos de sua dieta, mas sim selecionar as opções mais saudáveis de cada categoria.

Você não precisa eliminar certas categorias de alimentos de sua dieta, mas sim selecionar as opções mais saudáveis de cada categoria.

A proteína dá-lhe a energia para levantar-se e andar-e para manter-se andando – ao suportar igualmente o seu humor e a função cognitiva. Demasiada proteína pode ser prejudicial para as pessoas com doença renal, mas as últimas pesquisas sugerem que muitos de nós precisamos de mais proteína de alta qualidade, especialmente quando envelhecemos.

Isso não significa que você tem que comer mais produtos animais – uma variedade de fontes baseadas em plantas de proteína todos os dias pode assegurar que seu corpo consome toda a proteína essencial que precisa.

 

Gordura. Nem toda a gordura é a mesma. Enquanto que as gorduras más podem destruir sua dieta e aumentar seu risco de determinadas doenças, as boas gorduras protegem seu cérebro e coração. Na verdade, as gorduras saudáveis, como ômega-3s, são vitais para a sua saúde física e emocional. Incluindo gordura mais saudável em sua dieta pode ajudar a melhorar o seu humor, impulsionar o seu bem-estar, e até mesmo diminuir o volume da sua cintura.

Fibra. Comer alimentos ricos em fibras dietéticas (grãos, frutas, legumes, nozes e feijão) pode ajudá-lo a permanecer saudável e reduzir o risco de doença cardíaca, derrame e diabetes. Ele também pode melhorar a sua pele e até mesmo ajudá-lo a perder peso.

Cálcio. Bem como levar à osteoporose, não obter cálcio suficiente em sua dieta também pode contribuir para a ansiedade, depressão e dificuldades de sono. Seja qual for a sua idade ou gênero, é vital incluir alimentos ricos em cálcio em sua dieta, limitar aqueles que empobrecem o cálcio, e obter o suficiente de magnésio e vitaminas D e K para ajudar o cálcio a fazer o seu trabalho.

Os Carboidratos são uma das principais fontes de energia do seu corpo. Mas a maioria deve vir de carboidratos complexos, não refinados (legumes, grãos inteiros, frutas), em vez de açúcares e carboidratos refinados. Reduzir no pão branco, nas pastelarias, nos amidos, e no açúcar pode impedir picos rápidos no açúcar de sangue, flutuações no humor e na energia, e um acumulo de gordura, especialmente em torno de sua cintura.

 

O que é uma alimentação saudável – a regra para o sucesso

Mudar para uma dieta saudável não tem que ser uma proposição de tudo ou nada. Você não tem que ser perfeito, você não tem que eliminar completamente os alimentos que você gosta, e você não tem que mudar tudo de uma vez – o que geralmente só leva a batota ou desistir de seu plano de comer saudável.

Uma abordagem melhor é fazer algumas pequenas alterações de cada vez. Manter seus objetivos modestos pode ajudá-lo a conseguir mais a longo prazo sem sentimento de fome ou opressão, normais quando acontecem revisões radicais dieta.

plano de dieta para alimentação saudável perda de peso

Pense no planejamento de uma dieta saudável como um número de pequenas etapas gerenciáveis – como adicionar uma salada à sua dieta uma vez por dia. Enquanto suas pequenas mudanças se vão tornando um hábito, você pode continuar a adicionar escolhas mais saudáveis a sua rotina.

Por exemplo, escolha apenas uma das seguintes alterações de dieta para iniciar. Trabalhe nela por algumas semanas. A seguir adicione outro e assim por diante.

Para se preparar para o sucesso, tente manter as coisas simples. Comer uma dieta mais saudável não tem que ser complicado.

Em vez de estar demasiado preocupado com a contagem de calorias, por exemplo, pense em sua dieta em termos de cor, variedade e frescura. Concentre-se em evitar alimentos embalados e processados e opte por ingredientes mais frescos sempre que possível.

Alimentação Saudável – Prepare mais de suas próprias refeições

Cozinhar mais refeições em casa pode ajudá-lo a tomar conta do que você está comendo e monitorar exatamente o que entra em sua comida. Você vai comer menos calorias e evitar os aditivos químicos, açúcar acrescentado, e gorduras insalubres de alimentos embalados, que podem deixá-lo sentir-se cansado, inchado, e irritável, e agravar os sintomas de depressão, estresse e ansiedade.

Alimentação Saudável -Faça as mudanças certas

Ao reduzir o consumo de alimentos insalubres em sua dieta, é importante substituí-los com alternativas saudáveis.

Substituir gorduras trans perigosas com gorduras saudáveis (como a troca de frango frito para salmão grelhado) vai fazer uma diferença positiva para a sua saúde. No entanto a troca de gorduras animais para carboidratos refinados, (como mudar o seu bacon de pequeno-almoço para um donut), não vai diminuir o risco de doença cardíaca ou melhorar o seu humor.

 

Alimentação Saudável – Leia os rótulos

É importante estar ciente do que está em seu alimento, uma vez que os fabricantes escondem frequentemente grandes quantidades de açúcar ou de gorduras insalubres no alimento empacotado, mesmo alimentos que reivindicam serem saudáveis.

ler os rótulos de alimentos alimentação saudável perder peso

Concentre-se em como você se sente depois de comer. Isto ajudará a promover hábitos e gostos novos saudáveis. Quanto mais saudável for o alimento que você come, melhor você vai se sentir depois de uma refeição.

Quanto mais comida de lixo você come, mais provável que você se sinta desconfortável, enjoado, ou drenado de energia.

Alimentação Saudável – Beba muita água

A água ajuda a nivelar nossos sistemas de produção e controlar as toxinas, contudo muitos de nós passamos a vida desidratados – causando o cansaço, a baixa energia, e as dores de cabeça. É comum a sede conduzir a um sentimento de fome, por isso ficar bem hidratado também irá ajudá-lo a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

 

O que é uma alimentação saudável – Conclusão

Neste extenso artigo, debatemos e clarificamos o que é uma alimentação saudável. São dadas dicas e alternativas alimentares para que possa começar hoje mesmo a planificar e implementar uma dieta baseada em alimentação e alimentos mais saudáveis e melhores para seu corpo e mente.

Partilhe esse artigo com seus familiares e amigos para que todos possam dar uma volta em sua vida, para melhor!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This