Alimentação Saúde & Fitness

O que é Alimentação Funcional?

Sim, ter uma vida saudável, se exercitar, ter bons hábitos alimentares se tornou uma febre, uma nova moda. Até certo ponto, considero-a positiva, afinal, num mundo com rotinas tão atribuladas, pensar na saúde (SAÚDE, não peso) é essencial para se garantir uma qualidade de vida, certo? Correto! Mas o que é alimentação funcional e qual o seu papel em tudo isto?

Se você transita ou vive essa realidade, já ouviu falar sobre alimentação funcional e alimentos funcionais, com certeza. Mas, o que é isto realmente? O que estuda? Quais os benefícios? Vem comigo que eu conto!

Vamos voltar às nossas aulas de ciências e imaginar nosso corpo como um ecossistema (viaja ai, que você vai entender). Como todo ecossistema, ele precisa de equilíbrio, certo? Afinal, ao mais básico dos comandos – como respirar – milhões de células e circuitos trabalham para que esta ação aconteça. Ou seja, se há algum desequilíbrio no seu ecossistema – que podemos chamar de doenças – todo funcionamento torna-se comprometido.

Alimentação Funcional – Qual é a fonte de energia do seu corpo?

Tudo aquilo absorvido através dos alimentos, portanto, uma alimentação funcional é isso: ingredientes que – combinados – ajudam o nosso organismo a funcionar de maneira correta, sem doenças – por mais simples que pareçam. Existem alimentos que, quando ingeridos juntos, podem causar inúmeros benefícios ao organismo, ou até anular efeitos ruins de outros alimentos.

A alimentação funcional ou os alimentos funcionais, ajudam a emagrecer?

Sim! Mas calma, não da maneira habitual. A teoria da alimentação funcional, vem para contestar e se opor a clássica contagem de calorias. Segundo estudos, diversos fatores ambientais colaboram para o ganho de peso e até ingestão de toxinas, portanto, as dietas que envolvem a alimentação funcional devem – e são – individuais e visam a qualidade de vida e saúde de quem a faz. O emagrecimento e controle de peso, tornam-se consequência de uma opção de vida.

Falando em qualidade de vida, veja a citação abaixo da Nutricionista Carla Cabral para o Site Fale Com A Nutricionista:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis já são responsáveis por 72% das mortes ocorridas no Brasil, sendo que, no mundo, esse valor corresponde a 60%. A OMS acredita que 80% de problemas prematuros do coração, AVC e Diabetes tipo II e 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados se corrigíssemos nossos hábitos alimentares, reduzíssemos o uso de tabaco e adotássemos uma atividade física regular.”

Para uma dieta funcional, consulte um nutricionista, mas, só para que você tenha uma ideia, alimentos como maçã e vinho tinto, podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como a soja e derivados. Brócolis e couve-flor têm enzimas que ajudam no combate de células cancerígenas. O tomate tem atividades antioxidantes, as folhas verdes ajudam na visão. Linhaça tem poderes anti-inflamatórios e ajuda numa série de outras prevenções.

Enfim, a lista e combinação de alimentos é enorme. Óbvio que só de lê-la podemos saber como manter uma alimentação mais saudável. Mas, insisto, caso você queira adotar a alimentação funcional como um hábito, procure um profissional que te oriente de maneira correta e faça uma dieta adequada às suas intenções e a seu perfil.

Gostou? Você já segue este tipo de dieta? Então conta pra mim!


Meninas! A belíssima (e talentosíssima!) Dani Silva acabou de lançar uma Masterclass de Makeup, com os métodos de maquiagem pessoais que ela vem usando profissionalmente. Confira a mensagem que ela tem para você no vídeo e, de seguida, clique no botão abaixo para aceder ao curso. Eu já estou inscrita e RECOMENDO MUITO!
video

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This