Saúde & Fitness

Dicas para parar de beber refrigerante

Há mais de seis meses, eu diminuí consideravelmente – quase por completo – o refrigerante na minha vida. Antes, eu era do tipo que tomava Pepsi – porque é melhor que Coca, fala sério! – até no café da manhã. Para mim, pipoca, pizza e cheetos só poderiam existir acompanhados de um copo borbulhante do lado. Hoje, ainda bem, essa realidade mudou. Só tomo refrigerante raramente, quando sinto muita, mas muita vontade. Porque apesar de pregar por uma alimentação saudável, acredito que nenhuma “dieta” tem que ser tortura. Mas… como parar de beber refrigerante?

refrigerante vs água para a saúde

Então, sim, se eu estiver com água na boca pensando em um copo de guaraná gelado, irei tomar. Claro, vou pensar 10x antes, mas se a minha vontade falar mais alto, vou sem culpa – ou, ao menos, enquanto o líquido desce goela abaixo. Acontece que, depois de um tempo, o seu corpo passa a rejeitar o refrigerante. É natural. Você se sente pesada, indisposta e dez minutos depois se arrepende de ter tomado.

Vem ver sobre minha transição para o veganismo!

Por isso, acredito que para muitos não adianta diminuir gradualmente o consumo de refrigerante. Ou você para. Ou não para. A não ser que você seja extremamente controlada e consiga ir cortando aos poucos. Um copo por dia, depois um por semana, um por mês e, por fim, mais nenhum. Meus parabéns para quem tem essa força! Se você não é assim, o que é o meu caso, o melhor é fingir que refrigerantes não existem. Só dessa maneira o seu corpo vai passar a reagir da maneira acima, dizendo não, eu não quero essa coisa cheia de gás. Mas como eu sei que não é fácil, separei algumas dicas que podem te ajudar a se livrar dessa bebida que não tem nada de mocinha.

1 – Não compre. Se não tem no armário, você não vai tomar. É complicado quando você não mora sozinha (o que acontece comigo!), mas se você pode não comprar, acredite, é o primeiro passo e fará uma enorme diferença.

2 – Não substitua o refrigerante por outras bebidas ruins, como, por exemplo, suco de pozinho ou os de caixinha bem artificiais. Refrigerante é caloria vazia, ou seja, sem nutriente algum, mas nem todos os sucos são nutritivos. Às vezes, eles também têm muito açúcar, corantes e conservantes.

3 – Para solucionar o nº2, leia o rótulo do que você compra para beber! O primeiro e o segundo ingrediente não deve e não pode nunca ser açúcar. Evite aqueles com mais de um conservante, corantes, aromas ou os chamados “néctar”. Quanto menos ingredientes o suco tiver, melhor.

4 – Fuja do abstrato. Você deve estar se perguntando: como assim? Bom, sabemos que a Coca Cola tem muito açúcar, certo? Mas você sabe quanto? Você já parou para colocar dentro de um copo quantas colheres de chá de açúcar uma latinha de 350 ml tem? São, aproximadamente, 10 – o tanto dentro do copo na foto. Aposto que se você olhar de perto o quanto de açúcar está consumindo, você pensará duas vezes antes de comprar o refrigerante. Pesquise as consequências dessa bebida no seu corpo!

dicas para parar de beber refrigerante - açúcar na coca

5 – Não abra exceções no começo, pelo menos no primeiro mês. Ah, só vou tomar um pouquinho porque hoje é um dia especial. Não! Assim, seu corpo nunca vai se desacostumar e você continuará alimentando seu vício. Quanto menos a gente toma, menos a gente tem vontade!6 – Leve a sua própria bebida para eventos sociais. Às vezes, é chato ter que recorrer à água porque na festa só tem refrigerante. Por isso, para evitar tentações, leve a sua água de coco, suco ou qualquer coisa que gostar de beber.

7 – Cheire o refrigerante se estiver com muita vontade! Parece loucura, mas, por mais que não funcione comigo, eu sei que dá certo para muita gente.

8 – Conte para os seus amigos e familiares que parou de beber refrigerante. Assim, eles evitarão te oferecer e pensarão em você nas próximas vezes em que se reunirem.

Que tal substituir o açúcar branco pelo demerara?

9 – Se você gosta da sensação das bolhinhas, substitua o refrigerante por um refresco de água com gás para parar de beber refrigerante. Misture com limão, laranja, morango e outras frutas. Também há refrigerantes “naturais” no mercado como o Gloops que é exatamente isso, um suco com gás.

10 – Tenha um objetivo! Saiba por que deseja parar de beber refrigerante. Sua saúde, celulite, dependência ou diabete. Seja o que for, pense no seu objetivo em todas as vezes que desejar tomar uma latinha de refrigerante. No meu caso, eu decidi parar pela minha saúde, então sempre que bate aquela vontade, eu me questiono: vale a pena? E a resposta é sempre não, não vale.

Como eu disse no começo, eu não me privo caso a minha vontade esteja me incomodando. No entanto, é importante que você mantenha o foco nos primeiros meses para que, assim, o seu corpo deixe de pedir e não aceite mais esse tipo de bebida. Refrigerante não tem sequer um lado positivo para a sua saúde. Deixá-lo de lado, por outro lado, só trará benefícios. Eu, por exemplo, não bebia água. Era só suco de caixinha convencional e refrigerante. Hoje, como eu cortei essas duas coisas, eu bebo muito mais água. E, finalmente, aprendi a apreciar essa bebida que faz tão bem.

Eu espero que as dicas tenham te ajudado a parar de beber refrigerante. Me conta nos comentários se você não toma refrigerante, deseja parar ou simplesmente continuará com a boa e velha Coca ao seu lado rs 🙂


Meninas! A belíssima (e talentosíssima!) Dani Silva acabou de lançar uma Masterclass de Makeup, com os métodos de maquiagem pessoais que ela vem usando profissionalmente. Confira a mensagem que ela tem para você no vídeo e, de seguida, clique no botão abaixo para aceder ao curso. Eu já estou inscrita e RECOMENDO MUITO!
video

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This