Família & Relacionamentos Maternidade

Dica de desenhos e filmes infantis: Protagonistas Negros

Em fevereiro minha filha não sabia o que era uma pessoa negra e só então eu percebi que existem pouquíssimas referências na vida dela sobre o que é ser negra. Motivada por isso, comecei a procurar livros infantis com protagonistas negros, e então fiz um texto reunindo o que consegui encontrar (aqui você encontra a parte I e a parte II).

Os textos tiveram bastante aceitação, muitas páginas divulgaram e muitas pessoas – alguns escritores e editoras – me procuraram depois disso. Particularmente foi uma experiência muito bacana, apesar de dar um trabalho fazer esse tipo de texto – tem toda a pesquisa e organizar o texto – é muito gostoso, porque a gente vê que é algo realmente importante.

Pelo mesmo motivo, hoje reúno aqui algumas dicas de desenhos e filmes infantis com protagonistas negros. 

 

Filme infantil com protagonistas negros: Kiriku

  Kiriku ou Kiriku e a Feiticeira é um longa-metragem de animação franco-belga de 1998 dirigido por Michel Ocelot. Retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d’água e roubou todo o ouro das mulheres

Esse é muito sucesso aqui em casa, já assisti muitas vezes – muitas vezes MESMO! – e não tem como enjoar. É uma história linda e que tem muitos ensinamentos valiosos para as crianças.
Não tem como não amar Kiriku.

Tem disponível no youtube as duas partes: Kiriku e a Feiticeira e Kiriku e os Animais Selvagens.

 

Cena do filme kiriku e a feiticeira

Cena do filme “Kiriku e a Feiticeira”

 

Desenho infantil com protagonistas negros: Milly e Molly

Milly: A pele escura, o cabelo preto encaracolado e os olhos cor de café de Milly contrastam com a aparência de sua melhor amiga, Molly. No entanto, estas meninas de cinco anos têm muita coisa em comum: seus gatos, o amor pelo mesmo livro e a paixão pela cor amarela. Milly é muito segura, esbanja confiança e, por conta disso, costuma ser a líder da dupla. Cheia de ideias, é também a mais aventureira, mas nunca é mandona ou arrogante. Milly sempre leva em consideração as opiniões de sua amiga.

 

O que eu mais gosto é que a Milly é exatamente assim, o que eu acredito ser uma referência muito positiva para as meninas. Infelizmente por passar no Discovery Kids o desenho fica restrito para quem tem tv por assinatura. Porém, com certeza é fácil encontrar episódios online.
No site do Discovery Kids é possível encontrar algumas informações sobre o desenho e acompanhar a programação. :)

Cena do desenho milly e molly

Cena do desenho Milly & Molly

 

Desenho infantil com protagonistas negros: Super Why – Princesa Ervilha 

 Princesa Ervilha (Princesa Pea no original) – Ela é uma menina de descendência bi-racial que usa um vestido de princesa de lavanda e adora dançar. Seus pais são protagonista do conto A Princesa e a Ervilha de Hans Christian Andersen.

Esse desenho é muito bacana e a Princesa Ervilha é uma das personagens preferidas aqui em casa. O mais legal é que não fica preso no estereótipo de princesa.
Infelizmente também passa no Discovery Kids o que fica limitado a quem tem tv por assinatura, porém com certeza deve haver alguns episódios online. No site do Discovery Kids também da para encontrar algumas informações do desenho e da Princesa Ervilha.

Cena do Desenho Super Why - Princesa Ervilha

Cena do Desenho “Super Why – Princesa Ervilha”

 

 

Desenho infantil com protagonistas negros: Doutora Brinquedos

Desde a sua estréia em março 2012, a Doutora  Brinquedos tem atraído a atenção mundial por seu personagem  de uma memina  que dirige uma clínica para seus bichos de pelúcia e brinquedos no quintal da sua casa.  A menininha  aspira  ser uma médica, assim como sua mãe.

A “Doutora  Brinquedos” também provocou um movimento social  inspirando um grupo de mulheres negras médicas americanas a  iniciar um “movimento” chamado  “We Are Doc McStuffins” (Nós somos Doutora  Brinquedos). Vendo um reflexo de si mesma  no personagem  da Doutora  Brinquedos e a oportunidade para inspirar jovens, o grupo cresceu para formar o Artemis Medical Society, uma organização de mais de 2.500 médicas negras  e estudantes de medicina de todo o mundo.

Quem me contou da Doutora Brinquedos foi a minha filha, ao ser questionada se nos desenhos que ela assistia tinha alguma menina negra. Daí fui pesquisar e infelizmente se encontra pouquíssimas coisas em relação ao desenho. Não sei se ainda passa, mas passava no canal Disney Junior, ou seja, mesmo problema da maioria é um canal da TV por assinatura. Da mesma forma, com certeza deve encontrar alguns episódios no youtube. É um excelente desenho infantil com protagonistas negros.

Cena do Desenho Infantil Doutora Brinquedos

Cena do Desenho Infantil “Doutora Brinquedos”

 

Como já disse no texto dos protagonistas negros em livros infantis, isso deveria ser algo natural na vida das crianças, não deveríamos ter que abrir o debate para descobrir possíveis livros com protagonistas negros, não deveríamos ter que pesquisar para encontrar desenhos com protagonistas negros, não deveríamos ter que procurar comerciais onde apareçam crianças negras.

Enfim, é uma questão que devemos problematizar e esse é um dos momentos que notamos como racismo é algo enraizado.

Assim como disse no texto dos livros infantis, não me sinto apta para me aprofundar no assunto, pois não sou uma pessoa negra. Sou uma mulher branca. Sou empática, luto para a desconstrução do racismo em mim e em quem está ao meu redor, mas o protagonismo não é – e nem pode ser – meu.

Abro aqui o espaço para quem quiser falar do assunto, ficar a vontade que o espaço tem. Graças ao artigo dos livros infantis, conheci Carolina que escreveu um Guest Post sobre a Importância de referências positivas para as crianças no combate ao racismo.

E estão todos convidados a escrever sobre o que quiserem em relação a isso e publico aqui no blog como forma de guest post. :)

 

 

Provavelmente há outros desenhos e filmes infantis com protagonistas negros, fiquem a vontade para deixar nos comentários e eu vou acrescentando. 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This