Casa & Decoração

Como lavar as roupas pretas na máquina de lavar

Todo mundo tem uma peça de roupa preta no armário. Se não tem uma, tem várias peças. Isso porque uma peça de roupa dessa cor é muito versátil, vai bem com qualquer outra que você tenha aí no seu guarda-roupas. Mas o bicho pega na hora de lavar as roupas pretas, né?

A gente precisa ter muito cuidado para não desbotar, não manchar, não criar bolinhas, não tingir as roupas pretas… porque daí todo aquele charme associado a roupas escuras vai embora.

Por isso, separei algumas dicas de cuidados para as suas roupas escuras na hora de lavar, de forma a lavar as roupas pretas de forma correta.

Como lavar as roupas pretas e escuras

Bom… toda dona de casa sabe que na hora de lavar a roupa é preciso separá-las por cores. Feito isso, vamos separar por tipo de tecido. Isso mesmo que você ouviu! Nem toda roupa é legal ir direto para a máquina de lavar. Isso pode danificar as fibras do tecido e pode dizer adios à sua roupa favorita.

Sei que nem todo mundo tem tempo de lavar as roupas na mão, mas para as roupas escuras, deixe as peças de molho por um tempo (não muitom,viu) no sabão e em seguida um pouco de amaciante, enxague, centrifugue por alguns minutos e deixe secar à sombra. Caso isso não seja possível, sempre opte pele ciclo de lavagem mais suave para não danificar muito as suas roupas e nem aceletar muito o desbotamento.

Quando for pendurar as roupas no varal, esqueça os prendedores, tá? Eles deixam marcas na roupa e isso não é legal e pode danificaar as suas roupas pretas e escuras!

Nas suas roupas escuras, nunca utilize sabão em pó.

Nas suas roupas escuras, nunca utilize sabão em pó. Isso pode manchar a sua roupa e ninguém merece descobrir uma mancha branca de sabão depois de todo o processo de lavagem.

marca de sabão em roupa preta escura acabada de lavar

Outra dica bem legal é deixar as roupas escuras do lado do avesso na hora de lavar e evitar água quente durante a lavagem, porque isso pode estragar feio a sua roupinha linda!

O blog Dicas de Mulher sugere também algumas dicas muito legais:

 

  • Se as roupas pretas estiverem com pelos e fiapos, antes de lavá-las você pode escová-las com uma escova macia para não danificar a fibra do tecido; muitas vezes são apenas resíduos de lavagem que saem facilmente após serem escovadas;
  • Para evitar um maior desbotamento, uma regra básica é jamais deixar as peças muito tempo de molho;
  • Seque as roupas pretas sempre ao abrigo do sol e em local ventilado. Não exponha a roupa ao sol, isso pode acelerar o processo de desbotamento;
  • No varal, evite pregadores de roupa que podem causar marcas indesejáveis nas pontas das peças, apenas coloque a peça do avesso sobre o varal, sem pregadores;
  • Na hora de passar, leia com atenção a recomendação da etiqueta para usar a temperatura ideal para o tipo de tecido;

 

E você? Tem alguma outra dica especial para compartilhar?

Fala para mim =)

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This