Família & Relacionamentos Maternidade Saúde & Fitness

Como evitar anemia na gravidez

Quando acontece a gravidez o corpo passa por diversas mudanças, uma delas é no sangue. Além de circular com mais velocidade, aumenta em quantidade. Estima-se que o volume aumentado seja de 20 a 30%.

Este aumento sugere que a oferta de ferro, vitaminas e enzimas devem ser maiores para produção de hemoglobina. Que é estritamente importante, porque é ela que transporta oxigênio para as células do corpo. E é neste quadro que a anemia aparece. Descubra neste guia como evitar anemia na gravidez.

Então é comum a Anemia na Gravidez?

De certa forma sim. Muitas mulheres não têm a quantidade suficiente de ferro necessária para os segundo e terceiro trimestre. Quando o seu corpo precisa de mais ferro do que tem disponível e assim se tornam anêmicas.

Porém, a normalidade está restrita a uma anemia leve, devido ao aumento no volume de sangue. Sendo esta se mais fácil reversão.

Já uma anemia mais grave, pode colocar o bebê em maior risco de anemia. Além disso, se você estiver significativamente anêmicas durante os dois primeiros trimestres, você terá maior risco de ter um parto prematuro ou do bebê nascer com baixo peso. Estar anêmica também sobrecarrega a mãe, aumentando o risco de perda de sangue durante o parto e tornando-o mais difícil de combater infecções.

Qual é o grupo mais afetado

  • Mulheres com gestações muito próximas – A proximidade destas alterações do fluxo de sangue pode aumentar ocorrência da anemia.
  • Está grávida de múltiplos
  • Vômitos frequentes durante o início da gravidez
  • Não consumir bastante ferro
  • Ter um fluxo menstrual intenso pré-gravidez ou sangramentos intensos durante os primeiro trimestre

Sintomas de Anemia na Gravidez

Muitos dos sintomas da anemia durante a gravidez também são sintomas que podem ocorrer mesmo se você não está anêmica. Então é importante que esteja atenta.

  • Sentir Cansaço ou Fraqueza
  • Palidez progressiva da pele
  • Batimento Cardíaco acelerado
  • Falta de ar
  • Dificuldade de concentração

Os médicos geralmente irão realizar vários testes para verificar a percentagem de glóbulos vermelhos e hemoglobina no sangue. Estes são indicadores de saber se você está em risco de tornar-se anêmica.

É Possível Evitar Anemia na Gravidez?

Uma boa nutrição é a melhor maneira de prevenir a anemia, caso se esteja grávida ou a tentando engravidar. Uma boa dieta com alimentos com alto teor de ferro, tais como vegetais de folhas verdes escuras, carne vermelha, cereais enriquecidos, ovos e amendoim. Pode ajudar a garantir que você mantenha o fornecimento de ferro que seu corpo precisa para funcionar corretamente.

Seu obstetra também irá receitar vitaminas para garantir que você tem bastante ferro e ácido fólico. Certifique-se de obter pelo menos 27 MG de ferro por dia. Se você tornar-se anêmica durante a gravidez, geralmente pode ser tratada tomando suplementos de ferro.

Pergunte ao seu médico sobre o risco de anemia e faça testes em sua primeira visita pré-natal. Você também pode fazer o teste quatro a seis semanas após o parto. Dependendo de sua condição, o seu médico pode encaminhá-la para um hematologista, um médico especializado.

Este artigo lhe ajudou? tem alguma dúvida? ou alguma sugestão? Deixe seu comentário aqui abaixo, que responderemos o mais breve possivel!

Obrigada e até a próxima!


Meninas! A belíssima (e talentosíssima!) Dani Silva acabou de lançar uma Masterclass de Makeup, com os métodos de maquiagem pessoais que ela vem usando profissionalmente. Confira a mensagem que ela tem para você no vídeo e, de seguida, clique no botão abaixo para aceder ao curso. Eu já estou inscrita e RECOMENDO MUITO!
video

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This