Família & Relacionamentos Maternidade

Amamentação e seus enigmas: O Guia Definitivo

Amamentação o que é preciso saber?

Amamentar é um dos mais profundos e de intenso contato com seu bebê. Apesar de toda ação de amamentar ser natural e de certa forma até instintiva, ainda se tem muitas dúvidas.

leite materno é uma substância completa para alimentar seu bebê, além disso, reforça o seu sistema imunológico e previne doenças como diabetes, hipertensão, doença celíaca e obesidade.

Por isso fizemos um guia resumo de como se preparar antes e durante a amamentação, assim poderá curtir melhor este momento.

Antes de o bebê nascer

  • Faça Exercícios com o bico da mama – Muitas mulheres têm mamilos planos ou invertidos e estes exercícios podem ajudar a desenvolver e evitar futuros problemas para amamentar.
    Basta usar os dedos polegares e indicadores fazendo leves puxões para exteriorizar o bico do seio.
  • Tome Banho de Sol – Se puder, deixe os mamilos tomarem banhos de sol por cerca de 30 minutos por dia. O calor da luz deixa os mamilos mais resistentes e prevines rachaduras.  Só tome cuidado para fazer os banhos de sol em horários benéficos, ou seja, antes das 10h e depois das 16h.
  • Hidrate a área – Após o banho hidrate bem o seio, se possível faça pequenas escovações com bucha natural, assim a pele sempre se rejuvenesce e recebe melhor a hidratação.

Depois do Nascimento

Para o bebê

  • Amamente assim que possível – Assim que o bebê ele já procura o seio, ele está em estado de alerta. O que é ótimo, segundo pesquisas a amamentação na primeira hora de vida diminui muito a mortalidade neonatal.
  • Procure não dar mamadeira – Durante os primeiros dias de amamentação o fluxo de leite ainda é pequeno no seio e isso acaba sugerindo o uso de mamadeira. A mamadeira tem um fluxo rápido de leite e bem mais fácil, o bebê percebendo isso, pode preferir a mamadeira. Prejudicando assim a alimentação pelo seio e como não conseguirá fazer a pega corretamente, pode machucar o seio da mãe com mais facilidade.
  • Complementação – Complementar amamentação com água, soro glicosado ou fórmula são raramente necessários. Se o bebê mamar bem, não requisitara o peito com muita frequência, assim se o bebê mama por longos períodos talvez seja que esteja fazendo uma pega inadequada do bico, sendo difícil de sugar o leite. Se for realmente necessário, procure usar um alimentador auxiliar como o lactaid, para evitar o uso de seringa, dedos, copos ou mamadeiras.
    O uso de fórmula deve ser indicado somente em casos de falta de leite ou desnutrição do bebê.

Para mamães

  • Redução do Sangramento Pós Parto – Amamentar ativa um mecanismo hormonal que provoca uma contração uterina, que ajuda a entancar o sangramento pós parto.
  • Ligação Mãe e Bebê – A primeira amamentação geralmente é inesquecível, a troca de olhares, o reconhecimento, tudo faz parte da primeira ligação de tato com seu bebê. E é extremamente importante para ele e para você também.
  • Use sutiãs adequados – O sutiã adequado pode não só evitar vazamentos de leite, mas como também ajudar você na hora de amamentar. Procure usar sutiãs com boa sustentação e que possam ser abertos com facilidade para amamentar o bebê e também tenham espaço para protetores de bico.

A pergunta que não quer calar – Até quando devo amamentar?

Até quando se deve oferecer o seio ao bebê é geralmente discutível. Segundo a maior parte dos médicos é realmente necessário até os 6 meses. A partir deste ponto o bebê tem o sistema digestivo amadurecido, já pode complementar com outros alimentos e necessita de nutrientes além dos oferecidos pelo leite materno.

A OMS (Organização Mundial de Saúde), indica a amamentação materna até os 2 anos ou até quando ser prazeroso para o mãe e bebê. Mas neste caso a amamentação seria apenas um complemento nutricional e emocional para o bebê após os 6 meses de vida.

Este artigo lhe ajudou? tem alguma dúvida? ou alguma sugestão? Deixe seu comentário aqui abaixo, que responderemos o mais breve possivel!

Obrigada! e até a próxima!


Meninas! A belíssima (e talentosíssima!) Dani Silva acabou de lançar uma Masterclass de Makeup, com os métodos de maquiagem pessoais que ela vem usando profissionalmente. Confira a mensagem que ela tem para você no vídeo e, de seguida, clique no botão abaixo para aceder ao curso. Eu já estou inscrita e RECOMENDO MUITO!
video

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This