Família & Relacionamentos Generalidades Maternidade

10 frases de mãe que eu odiava ouvir – mas hoje falo igualzinho!

Dizem que mãe é tudo igual, só muda o endereço. Não concordo com essa generalização toda, mas devo confessar que algumas frases de mãe são bem típicas, né? Aquelas coisas que a gente odiava ouvir quando éramos criança – ou que nos causavam frio na espinha de medo mas que não imaginávamos que quando fosse mãe íamos acabar repetindo todas – ou quase todas – essas frases com nossos filhos pelo menos uma vez na vida.

Pois bem, hoje reuni o “top 10” das frases de mãe que eu detestava ouvir e hoje falo igualzinho para os meus filhos algumas vezes:

 

Frases de Mãe #1 – Porque quem manda aqui sou eu

Que criança nunca ousou desafiar a autoridade da mãe – ou do pai, né mores? Acontece quando o pequenino ser quer muito fazer alguma coisa, se acha super capaz mas daí ouve um sonoro “NÃO” como resposta. Daí, não satisfeito, vai lá e manda: – Por que, não?”.

Ora bolas, porque quem manda aqui sou eu! Aquela resposta difícil de engolir, mas que eu já lancei mão naquele momento de impaciência em que você sabe que todos os argumentos do mundo não seriam suficientes pra satisfazer aquele serzinho questionador que você botou no mundo. É isso e fim de papo!

Frases de Mãe #2 – Eu avisei que isso acontecer, não avisei?

Se já é chato ouvir essa frase quando a gente tem maturidade pra entender que a outra pessoa está certa, imagina então quando se é criança e você ainda está começando a aprender que não é a dona da razão?

Pois é, acho que nenhuma criança gosta de ouvir a mãe dizer isso, mas o fato é que em 99% dos casos elas têm mesmo razão. Por isso que eu até tento, mas de vez em quando sou obrigada a repetir essa frase pra minha filha.

Frases de Mãe #3 – Eu não sou mãe da fulana, eu sou SUA mãe

-“Mas manhê, a mãe da fulana deixa ela assistir esse filme. Por que eu não posso?”.
– “Eu não quero saber, eu não sou mãe da fulana, eu sou a sua mãe. E eu não deixo.”
Se você é mãe de uma criança com uns 3 anos ou mais, eu aposto que esse diálogo lhe pareceu familiar. Porque sempre tem aquele momento que o seu filho vai querer esfregar na sua cara que a mãe do vizinho, do primo, do amigo da escola é muito mais legal que você, né?

Frases de Mãe #4 – Vou contar até três

Frase clássica. Imagino eu que seja a expressão mais dita pelas mães de crianças pequenas desde o aparecimento dos primeiros homo sapiens. Costuma funcionar muito bem em diversas ocasiões de desobediências. Até a criança perceber que, se você chegar no três, nada demais vai acontecer com ela.

mulher mãe repreende filha criança no computador ignorando a mãe

Frases de Mãe #5 – Se eu tiver que ir até aí você já sabe o que vai acontecer, né?!

Mais uma da série “ameaças que parecem terríveis, mas a gente sabe que não são”. Pode ter outras versões, como a que eu mais ouvia eu acho: “Se eu for até aí e achar, vou esfregar na sua cara”.

 

Frases de Mãe #6 – Na volta a gente compra

Difícil uma mãe que nunca lançou mão dessa frase pra tentar evitar um escândalo ou uma birra na porta da loja, né? Eu particularmente avito ao máximo dizer isso se souber que não vou poder cumprir aquela “promessa” (porque em algumas situações a gente realmente pretende voltar lá em outro momento pra comprar, né?). Mas confesso que já disse uma ou duas vezes.

 

Frases de Mãe #7 – Vou sumir e aí quero ver o que você vai fazer sem mim

Típica daquelas mães dramáticas, que se sentem desvalorizadas ou deixadas de lado pelos filhos (mesmo que ele tenha só 6 anos de idade). O bom – pros filhos, principalmente – é que essa é uma ameaça que as mães nunca vão cumprir.

Frases de Mãe #8 – Se resolva com o seu pai

Eu sei, nós, mães, acabamos na grande maioria das vezes assumindo o papel de educar e colocar limites nos filhos, tomando quase todas as decisões sobre eles, desde a roupa que vai vestir até a escola em que vai estudar.

Mas, vamos combinar, tem horas que a gente enche o saco de ter que decidir e argumentar sobre a questão com a cria e aí despacha a criança pra um outro responsável – geralmente o pai – se entender com ela. É o famoso “toma que o filho é teu”. Porque a gente merece a paz de não ter que decidir nada de vez em quando né?

 

Frases de Mãe #9 – Eu não quero ouvir mais nem um piu

Porque as vezes tudo o que uma mãe precisa é de um pouco de silêncio – e encerrar a confusão de uma vez, sem discutir! E ai da criança sem juízo que responder a essa frase com um “piu” hahaha

Frases de Mãe #10 – A gente vai ter uma conversa quando chegar em casa

Aquela frase que dá arrepios em qualquer filho, né? Se fazer escândalo na rua parece ser especialidade das crianças, para as mães o problema se resolve é em casa, com aquela conversa séria – e necessária.

E por aí, tem alguma frase que você também não gostava de ouvir quando era criança mas se pega repetindo pros seus filhos hoje em dia? Conte pra gente aqui nos comentários ?

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This